segunda-feira, 9 de junho de 2008

Descrição Geral...


Situada numa grande planície, entre as ribeiras de Ardila, Murtigão e Toutalga encontra-se Safara, com apenas 5762 hectares de área. Safara, sede de freguesia, dista 21km de Moura. E é graças a uma favorável posição na rede viária (central) que lhe permite aceder às restantes localidades com facilidade.

A formação e ocupação humana de Safara surgiu na Idade do Ferro tendo deixado diversas marcas desse período, marcas essas deixadas também pelo povo Romano.
O topónimo “Safara” advém do povo árabe, igualmente ocupante destas terras em tempos, que a designaram assim devido à sua localização numa grande planície, e que significava “campina”.
Safara apresenta 1167 habitantes (dados do INE de 2001) sendo a segunda maior freguesia rural do concelho a nível populacional, apesar de ser a freguesia com menor área.
O sector primário é o sector base da economia da freguesia nomeadamente a agricultura, a olivicultura e a pecuária. O artesanato é outro contributo para o desenvolvimento da economia que se baseia na cestaria, cadeiras de buinho, ferro forjado, rendas e bordados.
Safara é um local riquíssimo no que toca a património apresentando muita diversidade relacionada sobretudo com a religião. Assim é possível visitar a Capela de Sant'Ana (séc. XVIII), a Capela de S. Sebastião (séc. XVI), a Cruz da Maroteira (séc. XVII), o Castelo Velho de Safara (Idade do Ferro), a Ermida da Coroada (medieval), o Moinho da Caveira, o Moinho de Santa Marina, a Ponte Romana e a Igreja Matriz. Este último edifício data de 1500, tendo a sua conclusão decorrido por volta de 1602. Com alguns elementos do estilo Manuelino, arcos góticos, soalhos de ladrilhos tijolados, com altares em obra de talha e uma localização numa praça no centro da povoação são elementos de uma beleza peculiar.
A freguesia de Safara tem ao dispor uma variedade de equipamentos como Casa do Povo de Safara, EB1/JI de Safara, Centro Social e Comunitário de Safara, Casa da Divina Providência de Safara, Farmácia, Extensão de Saúde, Correios, Posto da GNR e Sedes de Instituições Associativas como o Grupo União Safarense e o Círculo Artístico Musical Safarense.
Realizam-se em Safara variadas festas em homenagem a diversos santos. Assim a 20 de Janeiro realiza-se a Festa de S. Sebastião, de 2 em 2 anos realizam-se as Festas da Semana Santa, conhecidas por Festas das Endoenças e de 22 a 25 de Julho as Festas de Santa Ana.

Sem comentários: