terça-feira, 22 de julho de 2008

Corrida de Toiros em Safara


Chegou me aos ouvidos que afinal não vai haver Corrida dia 26 de Julho por ocasião das Festas em Honra de Nossa Srª Sant'Ana...

Alguém sabe o motivo???

Pelos vistos a organização não conseguiu arranjar uma Praça desmontável...parece me de uma falta de respeito para com a população...alguém vai assumir a responsabilidade?

segunda-feira, 7 de julho de 2008

As Festas de Sant'Ana

Estão a chegar as Festas Anuais em honra de Nossa Senhora Sant'Ana, as festividades serão celebradas este ano na Praça Principal como era antigamente o que é de louvar...

Cá vos espero de 25 a 28 de Julho para beber umas minis e comer uns franganotes assados...

Até breve!!!

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Descrição Geral...


Situada numa grande planície, entre as ribeiras de Ardila, Murtigão e Toutalga encontra-se Safara, com apenas 5762 hectares de área. Safara, sede de freguesia, dista 21km de Moura. E é graças a uma favorável posição na rede viária (central) que lhe permite aceder às restantes localidades com facilidade.

A formação e ocupação humana de Safara surgiu na Idade do Ferro tendo deixado diversas marcas desse período, marcas essas deixadas também pelo povo Romano.
O topónimo “Safara” advém do povo árabe, igualmente ocupante destas terras em tempos, que a designaram assim devido à sua localização numa grande planície, e que significava “campina”.
Safara apresenta 1167 habitantes (dados do INE de 2001) sendo a segunda maior freguesia rural do concelho a nível populacional, apesar de ser a freguesia com menor área.
O sector primário é o sector base da economia da freguesia nomeadamente a agricultura, a olivicultura e a pecuária. O artesanato é outro contributo para o desenvolvimento da economia que se baseia na cestaria, cadeiras de buinho, ferro forjado, rendas e bordados.
Safara é um local riquíssimo no que toca a património apresentando muita diversidade relacionada sobretudo com a religião. Assim é possível visitar a Capela de Sant'Ana (séc. XVIII), a Capela de S. Sebastião (séc. XVI), a Cruz da Maroteira (séc. XVII), o Castelo Velho de Safara (Idade do Ferro), a Ermida da Coroada (medieval), o Moinho da Caveira, o Moinho de Santa Marina, a Ponte Romana e a Igreja Matriz. Este último edifício data de 1500, tendo a sua conclusão decorrido por volta de 1602. Com alguns elementos do estilo Manuelino, arcos góticos, soalhos de ladrilhos tijolados, com altares em obra de talha e uma localização numa praça no centro da povoação são elementos de uma beleza peculiar.
A freguesia de Safara tem ao dispor uma variedade de equipamentos como Casa do Povo de Safara, EB1/JI de Safara, Centro Social e Comunitário de Safara, Casa da Divina Providência de Safara, Farmácia, Extensão de Saúde, Correios, Posto da GNR e Sedes de Instituições Associativas como o Grupo União Safarense e o Círculo Artístico Musical Safarense.
Realizam-se em Safara variadas festas em homenagem a diversos santos. Assim a 20 de Janeiro realiza-se a Festa de S. Sebastião, de 2 em 2 anos realizam-se as Festas da Semana Santa, conhecidas por Festas das Endoenças e de 22 a 25 de Julho as Festas de Santa Ana.

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Igreja de Safara



Foto de Noémia Dias

Infantis de Safara ganham prémio disciplina

A A. F. Beja divulgou já as equipas dos vários escalões que se destacaram pelo seu comportamento exemplar na disciplina.
C. R. D. Cabeça Gorda (Escolas), G. D. C. P. Safara (Infantis), S. C. Odemirense (Iniciados), Moura A. C. (Juvenis), C. D. Beja (Juniores), Barrancos Futsal A. D. C. (Futsal), G. D. C. Alvito (2ª Distrital) e S. C. Odemirense (1ª Distrital) são então as equipas com melhor disciplina do distrito. E estão de parabéns!

sexta-feira, 16 de maio de 2008

SAFARA -TERRA ÁRIDA



Este blog serve para divulgar a nossa terra...Agradeço pois que todos os Safarenses aqui publiquem e comentem noticias,fotos,e tudo o q vos aprouver...


Um abraço a todos